BIOGRAFIAS

Encontrará aqui biografias, não só de artistas, como dos principais grupos musicais portugueses, ordenados pela primeira letra porque são conhecidos.

Para aqueles que têm páginas próprias, ficará também o link para elas.


ADELINA FERNANDES

Educada no asilo de Santo António de Lisboa, cidade onde nasceu em 1896, Adelina Fernandes beneficiou do facto de aí se encenarem operetas que chegavam a ser levadas aos palcos do teatro. Tinha 14 anos e depressa caiu no goto da imprensa e, não menos importante, de Palmira Bastos, que a tomou sob sua protecção. Estreia-se no teatro na revista Aqui d'el Rei (1919). Tem uma bela voz, muito treinada para a opereta, que se experimenta no fado na revista O Fado dos Teatros (1920). O sucesso é tão grande que, a partir daí, o público só a quer como fadista.
O seu grande triunfo acontece com a opereta Mouraria (1926), interpretando Cesária, mulher do povo que bate o pé às fidalgas. No cume da sua carreira gravará dezenas de discos, como nenhuma outra artista portuguesa da época. O ocaso chegaria, mas Adelina Fernandes permaneceu de modo duradouro na memória do público.


Image of eth-hm.gif Image of eth-bk.gif